Desbloqueio do Bootloader e instalação de Roms



Primeiramente, é preciso entender o que significa GPE e o que são custom roms.

GPE é a abreviação de Google Play Edition, é uma rom instalada em dispositivos escolhidos pelo Google que contém o Android "puro" (sem nenhuma modificação) e voltada ao desempenho do aparelho.
No Brasil, não existem oficialmente aparelhos Google Play Edition, embora, caso o aparelho seja compatível ele pode ser convertido com a instalação da rom.

Custom roms ou roms customizadas são roms que tem como base o Android, porém com mais opções de personalização e recursos como por exemplo a possibilidade de alterar a velocidade do processador e ícones da barra de status e, algumas chegam a superar o próprio Android em alguns aspectos.
Atualmente existe uma gama muito alta de Roms customizadas tais como Cyanogenmod, que foi a pioneira, Paranoid, AOKP, CrDroid e outras.

Bem, após assistir um vídeo review da rom GPE (Google Play Edition), não me contive e decidi desbloquear o bootloader. Entrei em contato com a Motorola, e após diversas tentativas frustradas, consegui o tão difícil código de desbloqueio.

Desbloqueei o bootloader, (Perdi tudo por esquecer de fazer backup) e já fui direto instalar a GPE. Me surpreendi com o boot super eficiente e com a atualização para a versão 4.4.4 do Android logo ao iniciar. Tudo nela é "perfeito", o Android puro chega a surpreender no desempenho se comparado ao Android da Motorola: com todos os apps básicos como Whatsapp, Facebook e Instagram cheguei a ficar com 425Mb de RAM livre! 

Porém, com o tempo de uso (Fiquei 2 dias com ela) comecei a notar algumas coisas que fazem falta. Ao contrário da Motorola, o Google não coloca aplicativos como o "Assist", e a Galeria foi substituída pelo app "Fotos" que achei bem "simples e pouco intuitivo". Confira alguns prós e contras com relação à rom stock da Motorola

Contras:

 - App "Fotos" é muito simples e bem difícil de usar;
 - App Câmera não tem HDR;
 - Não há suporte a OTG (Armazenamento externo "On-the-go" tais como pendrives e mídias externas).


Prós:

 - Melhor gerenciamento de RAM (Talvez devido ao menor número de apps);
 - Boot mais eficiente;
 - Atualizações mais rápidas pelo próprio Google;
 - Interface limpa e atualizada;
 - Mais espaço interno para armazenamento.

Bem, logo após experimentar a Rom GPE, decidi testar a famosa Cyanogenmod.

Logo após instalar, mais uma vez me surpreendi com o desempenho e fluidez do sistema e com todas as opções de personalização pensei "Vou ficar com ela até sair uma Stable".
Apaguei os apps que não uso tais como o "Apollo", "Emulador de terminal", "Discador por voz" e outros, resetei e comecei usar. No dia seguinte veio a decepção: ao reproduzir uma música, ela travou e precisei reiniciar o celular, mas pesquisando sobre o bug, vi que era só ativar o equalizador e pronto, realmente funcionou, porém, mais tarde notei outro bug: o jogo "Farm Heroes Saga" travando excessivamente, algo que na stock não acontecia. 
Como ainda não chegou à sua versão final e eu não a usei por muito tempo, não há como fazer uma comparação justa com a rom stock do Moto G, mesmo que muitas das funções incluídas por meio de apps na stock, venham por padrão da Cyanogenmod, alguns prós e contras que pude notar são:

Contras: 

 - Bugs (Como o do equalizador).

Prós:

 - Opções de personalização de diversos aspectos na rom;
 - Mais espaço de armazenamento;
 - Melhor gerenciamento de RAM;
 - Superusuário (Root) por padrão;
 - Gerenciador de arquivos padrão.

Nem hesitei e já baixei outra rom, a "CrDroid"que pode ser resumida em uma palavra: Perfeição. Muito estável e incrivelmente cheia de personalizações e recursos tais como o PIE e o Halo, porém por ser baseada na Cyanogenmod, os bugs eram os mesmos. 

Eis que resolvi voltar à stock.

Após baixar as roms e os drivers, com tudo instalado, pensei "Vou dar um wipe geral aqui pra ficar tudo limpo" - maior erro que já cometi. 
Dei wipe em tudo que tinha no Clockworkmod como se não houvesse amanhã e consegui restaurar a rom stock, algo que eu pessoalmente achei muito complicado. Após inicializar eis que a cagada já estava feita: o WiFi não ativava. Tentei de tudo: Reset, instalar a rom de novo, Downgrade pro 4.3 (malsucedido) e até voltei à Cyanogenmod...nada de WiFi.
Quando eu vi que a coisa tava séria, liguei na autorizada, a solução proposta pelo técnico era trocar a placa do WiFi e iria me custar apenas R$450,00,  "Sairia mais em conta comprar outro Moto G" - pensei, decidi dar uma olhada na internet e achei um post no site AndroidPit com um usuário descrevendo o mesmo problema que o meu, e a solução. 
Após chorar de alegria, baixei os arquivos e fiz o processo, reiniciei o Moto G e eis que o WiFi voltara a funcionar! Na hora de dar os wipes no CWM, eu apaguei um arquivo onde fica salvo o endereço MAC do WiFi impossibilitando-o de funcionar. Após resetar e atualizar pro 4.4.3 e logo após, pro 4.4.4, não vi nenhuma diferença, a não ser a tela de aviso de bootloader desbloqueado, algo que resolvi apenas passando um "Logo.bin" por cima e deixando meu Moto G "Original".

Enfim, após toda experiência notei que usar custom roms não é pra qualquer um, e os riscos, podem ser muitas vezes irreversíveis se não seguir à risca o tutorial ou tentar dar uma de "Ah, não vai dar nada". 

Meu conselho é que antes de efetuar algum desses procedimentos, observe se vai valer mesmo a pena. Ter um smartphone personalizado, diferente e cheio de recursos pode ser algo incrivelmente bom, porém há riscos, como a perda da garantia no caso do desbloqueio do bootloader do Moto G, e além do mais imagine se você estiver em uma emergência e precisar usar o discador e ele simplesmente dar force close? Por via das dúvidas é melhor não instalar roms customizadas ou, usar sempre as versões mais estáveis.

Procedimentos efetuados no Moto G XT1032 com bootloader desbloqueado e root.


- Lembrando que minha intenção com esse post não é de avaliar alguma ROM, aplicativo ou software de terceiro, e sim de relatar minha experiência com estes sem qualquer caráter ofensivo.-
Desbloqueio do Bootloader e instalação de Roms Desbloqueio do Bootloader e instalação de Roms Reviewed by Anônimo on 9.7.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe um comentário, avaliação ou observação!

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-wlvSkBWGUW0/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAxU/6FpWSjn-h2o/s120-c/photo.jpg] Author Name [Sora Templates] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] GPlus Username [#] Pinterest Username [#] Instagram Username [#]